3453 árvores plantadas até agora!

PROJETO RESPIRA DIGNIDADE

 

 

O RESPIRA DIGNIDADE é um projeto social e ambiental que visa capacitar pessoas e apoiar parceiros que se dediquem à transformação de resíduos em peças de artesanato. Este projeto também busca destinar resíduos recicláveis para projetos sustentáveis.

 

Este projeto contribui para elevar a auto estima de seus participantes e, consequentemente, proporcionar mais dignidade às pessoas que recebem estas oportunidades. É o ciclo do resíduo se fechando de forma consciente e criando oportunidades de transformar em vida e bem estar, o que antes não teria qualquer valor.

 

A cada grande evento realizado, toneladas de resíduos são produzidos e, em sua maioria, descartados em aterros e/ou lixões, onde se decompõem, contribuindo para a emissão de GEEs. Restos de lonas, madeiras, vidros e papéis são alguns dos vários exemplos de resíduos gerados por eventos.

 

Veja alguns exemplos de resíduos que já estão sendo reaproveitados dentro do projeto RESPIRA DIGNIDADE ou por parceiros da RESPIRA MAIS:

 

Projeto de reaproveitamento de água Viveiro Origem

Através da reutilização de lonas usadas em eventos, o projeto proporcionou o reaproveitamento da água da chuva e também de grande parte da água utilizada nas estufas e na área de crescimento das mudas do Viveiro Origem. De acordo com o proprietário, Carlos Couto, esta simples ação gerou uma economia de aproximadamente 70% de água, o que contribui não só para o custo direto de sua atividade, mas também para a conservação desse recurso.


 

 

Projeto de Artesanato Futurarte

A Cooperativa de Artesanato FUTURARTE foi criada pela Instituição Social Ramacrisna, para promover o desenvolvimento sustentável das comunidades de área rural da cidade de Betim e paralelamente zelar pela preservação das técnicas artesanais da cidade, do estado e a valorização da cultura local. O objetivo é gerar trabalho e renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social a partir da produção e comercialização de produtos artesanais sustentáveis, promovendo uma atividade ambientalmente correta. São 20 mulheres artesãs produzindo diversas peças a partir do reaproveitamento de materiais como: jornais, sacos de cimento, banners e retalhos de tecidos, e surpreende pela qualidade e design das peças. 

 

Seja um parceiro do Projeto RESPIRA DIGNIDADE.



Rua Grão Pará, 759, SL 1501 – Santa Efigênia - BH/ MG
CEP: 30.150-341 - Telefone: (31) 3140 0680

Site