3453 árvores plantadas até agora!

PLANTIO CONFIÁVEL

 

A árvore é um meio extremamente eficaz de sequestro de CO2 e o plantio de florestas, realizado a partir de regras eficientes de manejo, é uma maneira bastante segura e transparente para garantir o máximo de fixação de CO2.

 

Sobre o papel da árvore, leia mais...

A árvore atua de três formas bastante eficazes no combate ao aquecimento global:

 

- Absorvendo calor – As árvores, ao receber as ondas eletromagnéticas emitidas pelo sol, absorvem parte dessa energia luminosa (espectro de 7 cores), refletindo apenas a cor verde. Assim, a árvore devolve menos energia para a atmosfera, regularizando a temperatura do meio ambiente.

 

- Lançando umidade no meio ambiente - As florestas atuam também no aumento da umidade do ambiente, criando os chamados "Rios Voadores". A floresta capta água dos solos e a emite para a atmosfera em forma de vapor.

 

- Retirando CO2 da atmosfera – Trata-se do processo de fotossíntese, tão conhecido por nós, desde crianças. Os cloroplastos absorvem a luz e convertem essa energia luminosa em energia química. A energia química é, então, armazenada pela planta, que a utiliza para seu crescimento e metabolismo. Para esse processo, a árvore precisa absorver CO2. O carbono (C) será a base para a formação de novas moléculas para a planta.

 

Assim, o carbono absorvido pelas árvores se transforma em estrutura viva da planta (caule, folhas, raízes, etc). Porém, a absorção não pode ser considerada uniforme durante todo o ciclo da vida de uma árvore. O “sequestro” de carbono feito por ela começa baixo nos primeiros anos de seu ciclo, aumenta juntamente com o crescimento da árvore e começa a estabilizar (ou cair) quando a árvore atinge sua maturidade.

 

Veja abaixo um breve resumo sobre o papel das florestas no sequestro de carbono, conforme o livro MUDE O HÁBITO - UM GUIA DA ONU PARA A NEUTRALIDADE CLIMÁTICA:

 

"As florestas têm um papel vital no ciclo global do carbono, armazenando aproximadamente metade do carbono terrestre do mundo (Millenium Ecosystem Assessment, 2005). Quando as florestas crescem, elas retiram dióxido de carbono da atmosfera e o sequestra nas árvores e no solo. Quando são destruídas ou degradadas, muito deste carbono é liberado, seja imediatamente, caso as árvores sejam queimadas, ou mais vagarosamente, caso a matéria orgânica se decomponha naturalmente."

 

Earth Trends Update, Abril, 2008

 

Como forma de deixar o processo transparente e confiável para os nossos clientes, a RESPIRA MAIS adota as seguintes práticas:

 

- Escolha consciente da árvore, leia mais...

A escolha da espécie florestal a ser plantada é um fator muito importante no processo de absorção de carbono, já que itens como ciclo de vida, altura da árvore e circunferência do caule podem impactar nessa absorção.

 

Assim, a RESPIRA MAIS escolheu para plantio uma árvore nobre de ciclo longo (acima de 15 anos) cuja destinação da madeira, ao final do ciclo monitorado, não será para os altos fornos das siderúrgicas. O sequestro do carbono tem que ser feito e mantido.

 

A transformação da madeira em peças de artesanato, móveis, esculturas e outros itens garante a não devolução dos Gases de Efeito Estufa para a atmosfera. É a confirmação de que o processo se fechará em ações do PROJETO RESPIRA SOLIDARIEDADE, pois parte da madeira será destinada às ações e produtos artesanais deste projeto.

 

- Absorção de carbono feita pela espécie escolhida, leia mais...

Quanto de dióxido de carbono (CO2) uma árvore sequestra anualmente? Essa pergunta não possui uma resposta única, pois a absorção depende da espécie plantada, características do solo e do clima da região na qual foi cultivada, exposição à luz, dentre outros fatores. Além disso, a absorção de dióxido de carbono (CO2) possui um ciclo que varia de acordo com a idade da árvore.

 

A estimativa feita pela comunidade científica para a absorção média de CO2 pelas árvores varia entre 10 a 30 kg por ano.

 

Como forma de manter a transparência e confiabilidade em nossos plantios, foi contratada uma empresa independente e experiente na área de "Consultoria & Projetos Agrícolas e Florestais" para a elaboração de um trabalho de estimativa do potencial de estoque de dióxido de carbono fixado em nossos plantios. Nossos clientes terão acesso, caso necessitem, ao Resumo Executivo deste relatório.

 

A conversão das emissões apuradas com base em nossa calculadora considera o resultado apurado no trabalho técnico acima mencionado.

 

- Transparência total no plantio - código e certificado de fixação de carbono, leia mais...

Efetuada a compra do direito ao crédito de compensação de CO2e (dióxido de carbono equivalente – representa uma métrica recomendada pelo IPCC para equalizar as emissões de vários GEEs, conforme seu respectivo potencial de aquecimento global em relação ao dióxido de carbono), o cliente terá acesso a um CERTIFICADO DE NEUTROCARBONIZAÇÃO, que representa uma garantia de que será efetuado o sequestro de CO2 apurado pela CALCULADORA RESPIRA MAIS. Além do Certificado, será gerado um CÓDIGO RESPIRA MAIS, para que o cliente possa acompanhar todo o processo de sua neutrocarbonização.

 

O CÓDIGO RESPIRA MAIS tem a seguinte composição:












O cliente poderá monitorar todo o processo de plantio e crescimento da floresta, acessando a Área do Cliente. Veja abaixo as informações disponíveis:

 

- Data prevista para o plantio - Os plantios serão feitos em lotes de 320 mudas em aproximadamente um hectare, à medida em que estes lotes forem fechados e também conforme circunstâncias climáticas favoráveis. O período estimado para este plantio é de 60 dias.

 

- Fotos do plantio – Assim que o plantio for efetuado, será disponibilizada, no site, a foto da área plantada, bem como da placa de identificação deste plantio. Nas placas constarão informações como: cidade, fazenda, lote plantado, coordenadas geográficas, numero dos certificados e clientes que compõem o lote.

 

- Evidências da evolução do plantio – Periodicamente serão divulgadas novas fotos que registrarão a evolução das árvores plantadas em cada lote, comprovando o compromisso de fixação de dióxido de carbono. Essas fotos estarão disponíveis no site.

 

O cliente receberá, um SELO em forma de adesivo, que será enviados via Correios para o endereço cadastrado no site pelo cliente.

 

- Manejo e monitoramento da floresta, leia mais...

O manejo do plantio deve ser feito com bastante critério técnico e possuir controles eficazes, capazes de atestar a existência dos lotes plantados, bem como permitir a otimização da absorção de dióxido de carbono por hectare. Para isso, serão feitos inventários periódicos que atestarão tanto o crescimento quanto a absorção de dióxido de carbono pela floresta. Também serão feitas auditorias externas nos plantios, para que seja validada a existência e crescimento das árvores plantadas em todos os lotes demarcados.

 

- Visitas técnicas aos locais de plantio, leia mais...

 

Rua Grão Pará, 759, SL 1501 – Santa Efigênia - BH/ MG
CEP: 30.150-341 - Telefone: (31) 3140 0680

Site